sábado, 6 de junho de 2009

EXTRA!!! Alisson Rodrigues no Rio Moda Hype


Começou ontem no Cais do Porto mais uma edição do Fashion Rio e quem deu o pontapé inicial do evento foi o Prêmio Rio Moda Hype, com 12 jovens estilistas, alguns deles estreantes. Como o assunto moda é um território predominantemente feminino, nós, homens, ficamos limitados a ocupar uma cota de desfiles politicamente correta e suficiente para que as ONGs de defesa dos direitos humanos fiquem ali quietinhas... Das doze coleções apresentadas, apenas três eram masculinas: Butch, Alisson Rodrigues e R. Groove.
Rique Gonçalves fez o dele e Juliano Corbetta surpreendeu com uma bonita e conceitual coleção, após a estréia bastante sem graça da Butch na edição verão/2008 do RMH.

Por último, temos o paranaense Alisson Rodrigues.
Alisson Rodrigues, depois do desfile
O que descobri sobre ele no Google (pois burramente deixei de fazer as perguntas certas quando tive a oportunidade depois do desfile) é que ele é assistente de estilo da marca feminina Mulher Elástica, além de tocar a All, sua própria marca e produzir o Floripa Fashion em Santa Catarina.
(Caro leitor, você já enriqueceu seu vocabulário, portanto vai entender o que vou escrever agora. Em caso de dúvidas, releia o post anterior.)
Com uma coleção claramente inspirada em trabalhadores urbanos, como operários, pintores, pedreiros e garis, os acessórios e complementos do stylist José Camarano sobraram ao ilustrar literalmente o tema. As roupas eram possíveis e desejáveis, conceituais pero comerciais, de proporções equilibradas e próximas do corpo e sem delírios criativos, como pedem os novos tempos de crises econômicas. Ninguém, exceto Felipe Eiras, desenha uma coleção para não vender. (Sim, precisamos pagar contas and money makes the world go round, etc...)


Bem, voltando... A pegada de Alisson Rodrigues é jovem, street e elementos de alfaiataria aparecem para fazer graça, como no inteligente look de colete/suspensório. Coletes aliás, pontuam essa coleção e outros momentos dos desfiles dos novos criadores. Tendência? Parece. Vai se confirmar? Difícil, mas possível e elegante, quando bem usado. Sobre as estampas, listras e xadrez lembram vergalhões e estruturas metálicas, bem como pede a Convergência Urbana, tema central dessa edição do RMH.


A cartela é de neutros com branco, cinza e marinho, iluminados por laranja, rosa e vinho. Aliás, o branco tendência da Casa de Criadores encontra apoio em vários momentos desse primeiro dia e nos looks de Alisson e Jotadê (no feminino), seus melhores representantes.


Impossível também é não destacar o macacão jeans em Alex Schultz, possivelmente o melhor look desse desfile, com suas manchas de tinta branca cirurgicamente aleatórias.

Essa é apenas a segunda participação de Alisson Rodrigues na semana de moda do Rio, mas na humilde e insignificante opinião desse neoblogueiro, jornalista de araque e palpiteiro mediúnico, prevejo muito trabalho e sucesso para esse garoto num futuro não muito distante. É possível que você não tenha gostado e achado que estou viajando. É possível também que ele não seja o vencedor do Prêmio Rio Moda Hype nessa edição do evento, mas também é possível que eu esteja bastante enganado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário