quinta-feira, 18 de junho de 2009

sãopaulofashionweek: day one

Interrompemos a nossa programação para falar sobre o maior evento de moda da América Latina e quinto maior do mundo, atrás apenas de Londres, Paris, Milão e Nova York.
A São Paulo Fashion Week chega à sua 27ª edição homenageando o ano da França no Brasil, com intervenções e performances de artistas nos três andares do pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Agora chega de mimimi, vamos ao que interessa.
O evento abriu com o desfile da Osklen, ícone do lifestyle zona sul bem nascido do balneário carioca. Nas mãos da equipe de estilo de Oskar Metsavah, um tema clichê como o Samba recebe novas interpretações e sai do óbvio, exceto pela estampa de Sapucaí. Como pretendo ser realista e falar com um homem comum, que gosta das modas sem saber explicar porque, não cabe analisar a fundo os anseios das grifes em seus conceitos. O assunto aqui é a moda para o homem real, do dia a dia, e não os exageros criativos que só funcionam nas passarelas e fazem sucesso com as pessoas envolvidas com a moda. Abaixo estão três dos looks desfilados, pela ordem, do mais comercial (se é que isso é possível) ao mais conceitual. O importante é descobrir como a coleção vai se desdobrar nas araras das lojas.





Igor de Barros usou o trabalho da artista e botânica inglesa Margaret Mee como desculpa para justificar esta coleção da V.Rom. Se você encontrar alguma referência me avisa... (e está lá o onipresente branco)

O primeiro dia terminou com a presença de Gisele Bündchen e os peguetes de Fernanda Lima e Madonna no desfile mais do que comercial da Colcci. Achei as golas exageradamente abertas, mas no verãozão carioca não tem coisa melhor.

Amanhã tem Ellus e Triton, no sábado rolam 2nd Floor e Oestúdio. O domingo começa com o desfile da Cavalera, mas tem também Ronaldo Fraga e Mário Queiroz. Segunda-feira, último dia da SPFW, tem o sempre aguardado Alexandre Herchcovitch e a carioca Reserva, que largou o Fashion Rio no último inverno. As fotos são de Sílvia Boriello e foram retiradas do http://www.erikapalomino.com.br/.

Próximo post na segunda-feira ou em edição extraordinária, se valer à pena. Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário